Perguntas Frequentes

O que é vergalhão de FRP da Haizer?

O vergalhão Haizer de FRP é um material destinado à utilização como armadura (primaria ou secundaria) para o concreto, semelhante à utilização do aço. Os vergalhões são fabricados com fibra de basalto e/ou vidro, em uma matriz epóxi, assim garantindo uma grande vida útil. Os vergalhões de FRP estão sendo utilizados em larga escala, em vários países desenvolvidos, há mais de 30 anos, com um ótimo desempenho.

 

Por que utilizar vergalhões de FRP da Haizer?

Um dos maiores problemas nas construções que utilizam o aço é a corrosão, especialmente do aço. Isso acarreta uma vida útil mais curta para o concreto fazendo com que a construção necessite de reformas, tenha um custo mais alto e problemas de segurança.

 

O fato do vergalhão Haizer ser produzido com um material não metálico elimina o problema da ferrugem. Sem nenhum material que possa ser corroído, o vergalhão Haizer oferece uma solução mais duradoura e com preço competitivo em relação ao aço. Ele também não conduz eletricidade, tornando-se ideal para locais sujeitos a indução eletromagnética.

 

Onde utilizar o vergalhão de FRP da Haizer?

 

O vergalhão deve ser usado em ambientes onde a corrosão é inevitável, e outras medidas inibidoras de ferrugem estão sendo estudadas. Os vergalhões de FRP são essenciais em áreas onde o metal é usado, porém não é o ideal. Alguns exemplos são:

  • Decks de pontes próximos a ambientes marinhos

  • Muros de contenção de ondas

  • Portos

  • Salas de ressonância magnética

  • Estações de Tratamento de Águas Residuais e esgoto

  • Reconstrução histórica

  • Entre outros

Também deve ser usado onde for necessário ou benéfico diminuir o peso da estrutura, pois são muito mais leves que o aço.

Quanto custa?

Os vergalhões de FRP da Haizer são competitivos comparativamente ao preço do aço, sendo muito mais baratos que o aço inoxidável. Como a armadura tende a ser diferente do aço, sempre é importante avaliar o projeto por inteiro.

 

Qual é a resistência do vergalhão?

 

O vergalhão de FRP Haizer é em média duas vezes mais forte que o aço na questão da tração. Por exemplo, o vergalhão de aço resiste à tração de 600Mpa, enquanto o de FRP Haizer resiste a mais de 1000Mpa.

 

Lembramos que ele também é resistente aos álcalis e a produtos químicos.

 

O vergalhão de FRP Haizer pode substituir o aço?

Sim, o vergalhão está sendo utilizado para substituir o aço em obras de todos os portes ao redor do mundo. Porém, não devemos substituir diretamente. Deverá ser utilizado em maior ou menor quantidade, conforme as exigências do projeto.

 

Como fazer o cálculo estrutural desse material?

A Haizer possui engenheiros especialistas para auxiliá-lo a projetar a sua estrutura, sem compromisso e também possui material técnico para que você aprenda a fazer isso, caso tenha interesse. Atualmente os projetos são elaborados observando-se os critérios de normas internacionais, como por exemplo:

  • ACI 440.1R

  • ACI 440.5R

  • GOST 31938 - 2012

Qual o peso do vergalhão de FRP Haizer?

Em mesma bitola pesa cerca de ¼ do peso do aço. Dependendo das substituições possíveis do projeto, a armadura de FRP poderá pesar até 12 vezes menos. Isso acarretará vantagens como:

  • Facilidade e maior velocidade de aplicação.

  • Menor quantidade de mão de obra utilizada.

  • Diminuição dos custos de transporte.

  • Menor peso da estrutura.

Como instalar?

Alguns cuidados de manuseio são necessários, para que seja mantida a integridade do material. É importante evitar pancadas pontuais ou arrastá-lo para não prejudicar a performance mecânica e química.

 

O vergalhão de FRP da Haizer é fácil de ser manuseado e pode ser cortado com diferentes tipos de serras. O ideal é usar uma serra circular com ponta de diamante. Para pequenas quantidades a serra de cortar metal também funcionará. Barras de pequena bitola podem ser cortadas com tesoura corta-vergalhão. Não tente quebrar ou dobrar a barra pois assim ela será danificada.

 

 

A fixação dos vergalhões de FRP Haizer pode ser feita com arame recozido comum ou com arame galvanizado. Em qualquer situação, inclusive onde não for permitido metal, poderá ser utilizada fita de nylon (Hellerman).

Amarrações de arranque e transpasse seguem o mesmo padrão do aço, em regra utilizando a medida de 40 vezes o diâmetro da barra. Isso serve para amarrações de barras de FRP em barras de FRP ou em barras de aço. Eventualmente isso pode variar, de acordo com o projeto.

 

A barra pode ser dobrada na obra?

Todos os elementos dobrados devem vir prontos de fábrica. Não é possível nem permitido dobrá-los na obra, sob pena de danificá-los.

 

Como faço para comprar vergalhões de FRP da Haizer?

Trabalhamos com venda direta ou através dos nossos representantes técnicos, em todo o território nacional. Para fazer uma cotação você pode enviar o seu projeto em aço (nós fazemos a conversão), ou as quantidades necessárias de FRP, ou seu projeto em FRP, clicando aqui FAZER HIPERLINK, que nós enviaremos o orçamento.

Qual é o tempo de entrega?

Se a Haizer tiver o material em estoque, será entregue entre 2 a 7 dias. Se o projeto for grande e o material precisar ser produzido o tempo estimado é de até 90 dias.

 2020 HAIZER GROUP. 

Política de Privacidade