BARRAS E MALHAS DE POLÍMEROS REFORÇADOS COM FIBRA DE BASALTO E/OU DE VIDRO
NANOTECNOLOGIA A SERVIÇO DA PRODUÇÃO
Os Polímeros Reforçados com Fibras (de Basalto ou de Vidro) (PRFB/V), são produzidos pelo processo de pultrusão de fibras e resinas epóxidas, com fórmula patenteada pelo fabricante.
Certificados e amplamente utilizados em diversos países, como Canadá, Estados Unidos, Itália, Rússia e França, em alguns há mais de 30 anos, não se trata, portanto, de inovação, mas de auge da tecnologia.
A principal característica é a não oxidação, garantindo vida útil muito maior para qualquer obra. O material é muito leve e de fácil aplicação.
O produto não é tóxico e não contamina o meio ambiente, desde a mineração até o descarte. Mesmo em locais agressivos, como os marinhos, não oxida e não causa prejuízos à vida.
A HAIZER promove o PRF visando uma mudança de filosofia, através da construção de obras mais leves, de forma mais simples, com redução de custos e sem agredir o meio ambiente.
Resistência à corrosão e a substâncias químicas
Elevada durabilidade
Não conduz eletricidade
Não tóxico
Muito leve (4 a 8 vezes mais leve que o aço)
Alta resistência à tração (2 a 4 vezes mais do que o aço)
Alta resistência à fadiga
Baixa condutividade térmica
Preços competitivos
BARRAS RÍGIDAS
• Por não oxidarem, exigem uma cobertura de concreto menor do que as utilizadas para as estruturas reforçadas com aço.
• Em virtude da resistência à tração muito superior à do aço, as barras de PRF são utilizadas em diâmetros menores.
• Em razão da leveza e facilidade de aplicação, são utilizados menos equipamentos de transporte, de aplicação e mão de obra.
• A maior durabilidade aumenta os intervalos de tempo entre as inspeções para avaliar necessidades de manutenção.
• Podem ser utilizadas em conjunto com o aço, de forma a fortalecer ou melhorar a impermeabilidade das estruturas.
• Não estão limitadas ao comprimento de 12 metros, podendo ser produzidas conforme a necessidade do cliente.
• Essas relevantes características, além das vantagens já indicadas, proporcionam uma economia financeira significativa.
• Podem ser utilizadas, por exemplo, em fundação, vigas de fundação, pilares, pavimentos rígidos de concreto armado, vigas de fechamento, calçadas, cabeceiras e pistas de pontes, obras costeiras e marítimas, obras em ambientes muito agressivos, recobrimento de canais, taludes e túneis, infraestrutura de indústrias químicas, torres e postes de transmissão de energia elétrica ou telefônicas.
Alguns exemplos de relação de peso entre aço e PRF

MALHAS RÍGIDAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL
• As malhas rígidas são montadas na indústria ou na obra, pois são leves, de fácil manuseio e podem ser amarradas com presilhas plásticas.
• Podem ser montadas com medidas personalizadas, como por exemplo, 100 metros de comprimento, pois a produção das barras que compõem a malha não tem as mesmas limitações do aço.
• As malhas de fibras de basalto ou de vidro são produzidas com barras de diâmetros de 2mm a 6mm, com retículas (células) de 33mm até 297mm, que podem ser combinadas segundo os requisitos do projeto.
• As vantagens na utilização são a resistência 2 vezes maior que a malha tradicional de aço, peso menor, facilidade de manuseio, utilização de diâmetros pequenos para poder aplicar revestimentos menores, maior aderência e não necessitar de barreiras físicas de proteção contra a corrosão.
• Podem ser citados como exemplos de aplicação na construção civil e industrial, reforço de pré-fabricados, lajes e paredes, reforço de estruturas de concreto armado, lajes de fundação, restauração de estruturas danificadas e reforço de estruturas em zonas muito agressivas.
MALHAS FLEXÍVEIS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL
Também podem ser utilizadas na construção civil, em reforço de paredes de fechamento e estuque na alvenaria, pois tem as características de elevada resistência à tração, absorvendo dilatações por variações de temperatura e assentamento; adaptam-se a qualquer superfície pois são de fácil aplicação; previnem ou reparam trincas e fissuras; e oferecem maior resistência para proteção contra tremores ou impactos.
